Formação Teórica 1: Letramento(s): articulações
Em uma das reuniões tivemos como objetivo refletir a cerca dos Letramentos em língua portuguesa. A Prof. Andréa apresentou a concepção de letramento defendida para o projeto, fazendo discussões sobre a importância da leitura e escrita na perspectiva do letramento. É pertinente abordar aqui de forma mais detalhada a questão do letramento, assunto discutido em nosso segundo encontro. Ao pesquisar no dicionário, tem-se o seguinte resultado para o significado de letramento: incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a ler e escrever. Existe, ainda, vários professores e pesquisadores que abordam teses e significados para essa questão do letramento. É pertinente essa pesquisa e estudo para o alcance de um processo de ensino mais qualificado. Além disso, muito tem se discutido a respeito da diferença entre alfabetização e o letramento, segundo a professora e pesquisadora Magda Soares, a diferença está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e escrita. Assim sendo, uma pessoa letrada é capaz não só de ler e escrever ( características da alfabetização) , mas também de se informar por meio de jornais, saber interpretar textos, criar discursos e outros. Por isso a importância do uso eficiente do letramento nas escolas, para que os indivíduos não saiam dessas apenas escrevendo ou lendo, mas também decodificando, interpretando e analisando informações e leituras. Importantíssimo assunto discutido em nossa reunião!
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