sábado, 27 de março de 2021

Reunião 25-03-21

 Mítia nos deu algumas orientações sobre como será desenvolvido nosso processo na “sala virtual”, a participação ocorrerá, a princípio, com nossa observação e análise de como a professora está administrando às aulas. Ela, além disso, deixou claro o comportamento dos seus alunos e a autonomia que temos para  “corrigir” possíveis erros de  seu ensino, caso encontrarmos. Além da liberdade de proporcionarmos novas ideias, a exemplo de uma pedagogia que possa ajudar ainda mais no processo de aprendizagem dos alunos. 

Tópicos discutidos: 

- Pesquisa e prática 

- Linguagem, cultura, docência e sociedade contemporânea 

- Encontro com os alunos 

- Cada aula um fichamento 

- observar e analisar 

- propor ideias



quinta-feira, 25 de março de 2021

Pibid e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores 25-03-2021




Participamos de um debate muito produtivo ministrado pela professora Suzana Barroso, a qual apontou temas relevantes no que concerne à educação. No decorrer da fala desse docente anotei dizeres pertinentes: 

- Direito à escola 

- Dever do Estado de garantir educação para todos 

- Acessibilidade da educação 

- Preparação adequada do professor para o século XXI 

- Pensar na educação para além da escola 

- Pessoas sem formação atuando como professor, professores leigos nas escolas

- Salário dos professores

- Formação docente

- Não usar os professores apenas para a compreensão e uso  da BNCC

- Formação do professor além da BNCC

- Relação dialética entre teoria e prática  

Tais dizeres são essências para um processo de ensino-aprendizagem mais qualificado, uns desses devem ser refletidos, outros buscados e outros garantidos. Acredito que pensar na educação como um processo contínuo de mudanças, empatia e evolução é necessário para melhorarmos a rede de ensino e alcançarmos a democratização da educação ( sendo ela de qualidade ).




domingo, 21 de março de 2021

Desafios no ensino remoto 21-03-2021

 Ser professor no ambiente escolar não é fácil, tal profissional se depara com alunos  de mentalidade , comportamentos, conhecimentos e dificuldades diferentes. O docente, por sua vez, se vê na responsabilidade de tratar cada um conforme sua realidade, buscando métodos de ensino que alcancem a todos ou ao menos quase todos. Ele ainda precisa buscar despertar, nos alunos,  o interesse de fazer as atividades. Se no contato direto com os discentes tal questão é difícil imagina em um ambiente virtual, em que os alunos não tem o apoio, instrução e intervenções direta dos professores. Com base nisso, externo aqui uma situação enfrentada pela minha supervisora Mitia, a qual tem enfrentado dificuldades para a realização das atividades com seus alunos no que



concerne ao ensino remoto. O plágio, famoso copia e cola, foi uma realidade presente nas tarefas dos seus alunos, a qual teve que recriar nova forma de pedir atividades para evitar essa situação, além da questão da inexperiência, por parte dos alunos, ante a comunicação em modo virtual. 

sexta-feira, 19 de março de 2021

Momento de reflexão 19-03-2021

 As últimas reuniões do Pibid me trouxeram várias reflexões no que concerne ao planejamento de ensino do professor em sala de aula. Com base no contexto atual que vivemos, elaborar aulas considerando os tempos de pandemia é algo relevante e necessário. É preciso se adaptar a nossa nova realidade, que não está mais limitada a quatro paredes, sobe a orientação e observação dos professores. Agora  estamos incluídos no universo e dependência da tecnologia, a qual está sendo usada como ferramenta de aprendizagem-ensino. É com base nesse mecanismo que os professores devem pensar , criar e reproduzir aulas mais voltadas para essa situação. Inovando, criando e reproduzindo técnicas de ensino para chamar a atenção dos alunos a resolverem as atividades, descartando o copia e cola da internet e absorvendo o uso dela apenas como paliativo de abertura para reformular respostas e/ou parafrasear as respostas das questões usando outro vocabulário e a criatividade. A internet também pode ser usada para causar maior pensamento crítico, reflexão e conhecimento dos alunos, para isso a escolha de fontes e sites relevantes são essenciais.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Reunião do Pibid 17-03-2021

 A princípio foram discutidas as questões que serão realizadas futuramente.  Agora não mais só com teoria, mas também com a prática. Foi orientado também que nós fizéssemos registros de cada intervenção realizada na escola. Além disso, iremos estudar agora a questão de multiletramentos e não multiletramentos. O coordenador ainda falou que irão verificar nossos bloggers para analisarem   o que estamos discutindo aqui, no que precisamos ou não melhorar. No mais, os coordenadores falaram da questão da nossa participação com os alunos para termos um contato com eles, conhecendo a realidade de cada um e planejando métodos de ensino. Por fim, as três supervisoras do Pibid apresentaram como iniciaram as aulas em 2021. Elas mostraram a formas como organizavam as atividades, reuniões, avaliações, roteiro de estudos. Essas apresentações foram importantes para estarmos cientes da realidade dessas escolas, como é desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Isso também nos fez refletir algumas faltas e falhas, como a meritocracia na educação, discursos fantasiosos e foco em resultados superficiais (olimpíadas e outras competições), descartando outros temas de caráter reflexivo, crítico e de real ensino com resultados mais sólidos.







quinta-feira, 11 de março de 2021

Reunião Pibid 11/03/2021



A princípio, os nossos coordenadores iniciaram à reunião com algumas observações sobre nossas postagens aqui no blogger. Relacionadas à organização, cumprimento de atividades, movimentação do blogger e outros. Essa abordagem foi necessária para que cumpramos devidamente com nossa obrigação de atualizar sempre o blogger , cumprindo nosso trabalho para receber o “money”. Ainda na reunião, os coordenadores pediram para alguns dos pibidianos fazerem  perguntas e comentarem sobre dois artigos que a gente leu. Os artigos lidos foram:  O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, da profa. Andréa da Silva Pereira e também a leitura de algumas páginas do artigo o trabalho com textos multissemióticos em salada de aula: perpesctivas metodológicas. Tais obras são importantes para a discussão do letramento, cânones, literatura na escola, formas de incentivar o aluno ao hábito da leitura e outros.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Reunião Pibid 24/02/2021

 Na nossa última reunião aconteceram algumas apresentações sobre o trabalho desenvolvido por nós, em que foi falado do filme Xingu. Logo em seguida , a nossa coordenadora falou algumas questões pertinentes ao filme Xingu, e nos pediu para lermos um artigo. Além disso, nossa supervisora desenvolveu trabalhos por meio de vídeos com os alunos da sua classe e pediu para que fizéssemos comentários nas apresentações desses discentes. Achei muito pertinente essa ideia pois tivemos, de alguma forma, uma comunicação com os alunos e conhecimento da criatividade e desempenho deles.




Elaboração da playlist

 Inicialmente tivemos muitas dificuldades para a elaboração desse trabalho. Criamos um grupo ( eu e o Venicius ) com a equipe que nos foi co...