quarta-feira, 28 de abril de 2021

Aula em ação 27-04



 A aula  iniciou as 13:30 e terminou as 14:40. Mitia, a princípio, trabalhou a leiteira de textos com os alunos. Nessa atividade foi perceptível a participação de alguns alunos, os quais ligaram o microfone e leram os textos. Foram textos curtos e de diferentes gêneros, o que contribui para a amplitude de conhecimento de gêneros textuais dos alunos.

Em seguida a professora deu continuidade da aula explicando algumas questões  sobre TIPOS DE TEXTOS OU MODALIDADES DE TEXTOS.

A aula foi bem tranquila, nenhum invasor conseguiu entrar. Isso mostra a nossa progressão no desenvolvimento de meios para combater casos de invasores e interrupções na aula, isso porque agora estamos ajudando a Mitia a monitorar essa questão, ficando à frente da abertura das aulas e permissão da entrada dos alunos, o que se dá por meio de uma lista com o nome deles e suas respectivas identificações.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Aula em ação 20-04

 A aula de hoje foi iniciada as 13:20 até as 14:30. A professora Começou falando sobre a escrita e o texto. Ela discorreu a respeito da dificuldade que os alunos estão em fazer a atividade proposta, isso porque pouquíssimos deles escolheram o gênero de texto que irão trabalhar e desenvolver. 

Quanto ao desenvolvimento da aula, a professora explicou bem sobre o assunto proposto, tendo apenas algumas interrupções de um invasor que se fingiu de aluno.  


- Momento  literário: música o tempo. 

Esse momento foi muito proveito, que distraiu os alunos,  causando entretenimento. 

Trabalhar com a música em sala de uma é um questão muito atrativa e inovadora, pode até trazer um certo relaxamento nos alunos. Os quais estão afadigados e preocupados com os desafios da vida, principalmente nessa conjuntura que estamos vivendo de pandemia.


quinta-feira, 15 de abril de 2021

Aula em ação 14-04

 A aula começou as 13:20, terminando as 14:30. Inicialmente, a professora citou um poema de Vinicius de Moraes sobre o amor. Em seguida ela começou a falar sobre o gênero jornalístico, explicando alguns pontos pertinentes: 

-Ética nas redes socais 

- Crimes verbais 

- Divulgação de conteúdos inapropriados  

- Desenvolvimento da escrita de textos jornalísticos 

Essas abordagens foram necessárias para conscientizar os alunos a respeito dos perigos do mau uso da internet. A professora discutiu bem a forma como devemos nos comportar ao usar às redes sociais, não como uma “terra sem lei”, mas como uma ferramenta que, o seu uso inapropriado pode gerar crimes cibernéticos e desrespeito ao próximo. 

A Mitia exemplificou bem a questão da divulgação de de conteúdos inapropriados na internet. Ela contou a situação de um aluno que estava enviando imagens inadequadas no grupo de WhatsApp da turma. Essa ação é preocupante pois mostra a imoralidade desse aluno e desleixe quanto a um ambiente tão importante e sério como um grupo escolar. 

Por fim, a Mitia abriu um espaço para perguntas, onde os alunos tiram dúvidas relacionadas ao trabalho proposto. Chagada a hora, nos despedimos, os alunos saíram e nós, pibidianos, ficamos alguns minutos conversando com a Mitia a respeito de tais questões: 

- Projeto que será desenvolvido;

- Observação do que acontece, como acontece, o que fazer para melhorar;

- O que fazer para os alunos participarem mais dos alunos. 

As discussões dessas questões foram essenciais para  nossa preparação quanto à nossa participação nas aulas, a qual deve ser ativa, produtiva e que traga retornos positivos.

domingo, 11 de abril de 2021

Reunião 07-04

 Das 17h as 18:30h tivemos uma reunião com a nossa supervisora Mitia. Inicialmente ela  falou sobre a organização da gincana que ela propôs aos alunos, abordando alguns pontos: 

- Questão de competitividade 

- Múltiplas possibilidades 

- Propostas de ideias para a gincana 

Essa discussão foi pertinente para o inicial planejamento desse projeto, o qual vai além de uma gincana comum ( disputas, vencedores , perdedores), será um trabalho em conjunto em que os alunos irão mostrar suas habilidades,  criatividade e trabalho a respeito do tema da gincana, sem o ideal de apresentação melhor ou pior. 

Outra questão discutida foi sobre o monitoramento que iremos fazer durante a abertura de aulas para a professora , o qual terá como objetivo ajudá-la a impedir  a invasão de indivíduos nas aulas.   

Por fim, a Mitia discutiu alguns temas importantes:

- Proposta do Pibid: sair do ensino tradicional 

- Planejamento de estudos 

- Experiências vividas como professora

A fala da professora sobre essas questões trouxe reforçados para mim quanto futura docente. Os desafios serão imensos, porém devo enfrentá-los muito além das propostas comunica usadas pela maioria dos professores. Buscar soluções mais criativas, em busca de um ensino mais lúdico e próximo possível do interesse e realidade dos alunos, isso para tornar o processo de ensino-aprendizagem menos chato, teórico e reduzido. Por um ensino mais atrativo e inovador!



quarta-feira, 7 de abril de 2021

Aula em ação 07-04




 A aula iniciada com a apresentação de mais alguns pibidianos, inclusive eu. Falei sobre o projeto, minha disponibilidade para ajudar os alunos e a importância da nossa interação ( alunos, professores e pibidianos) nas aulas para melhorar o processo-ensino aprendizagem.  Depois das apresentações Mitia começou a falar algumas questões da linguagem:

- Uso da fala  

- As propriedades entre norma culta e variação linguística 

- Preconceito linguístico  

- Considerar a realidade  social do outro 

- Valorizar nossa forma de falar 

Discutir essas questões foi algo muito produtivo, alguns dos alunos interagiram sobre esse assunto, fazendo da aula um momento mais interativo. 

No entanto, infelizmente ainda sofremos com “invasões”, que ainda atrapalham a aula. A professora já tem um suspeito  por essa situação, essa pessoa usou até umas mensagens para travar os celulares durante as aulas. Não está sendo fácil, mas nós pibidianos estamos discutindo no nosso grupo “Pibid” sobre possíveis soluções para esses acontecimentos. 


terça-feira, 6 de abril de 2021

Participação da aula 06-04





 O encontro de hoje trouxe mais observações, aprendizagens e análises. Com a participação de quase 40 alunos, iniciamos a aula as 13:20h até às 15:00h. Mitia tirou os primeiros minutos para  perguntar se os alunos tiveram acesso às leituras impostas. Depois ela começou a organizar a comunicação (conversas paralelas ) dos alunos, falar o necessário.  No entanto, mesmo que essa questão tenha diminuído em relação as aulas anteriores m, pedidos de participantes anônimos ainda persistem, os quais atrapalharam no desenvolvimento da aula. A professora ficou com  a concentração comprometida, porém no decorrer da aula, depois de recusar tomados os invasores, a professora conseguiu continuar normalmente. Ela abordou algumas pontos pertinentes: 

- Realização de um espaço  no mural para tirar dúvidas 

- Realização da gincana 

- Abordagens de algumas questões do uso da fala 

- Explicação de como as atividades serão realizadas.

Além disso, no entanto, com relação a entrada dos alunos na sala de aula virtual, observei que a professora se “atrapalha” nessa questão. Embora tenha avisado para os alunos se identificarem com fotos e nomes, ainda há quem não tenha feito isso, Mitia não aceitou a entrada desses na aula ( por falta da foto no perfil ) e o aluno ficou sem assistir a aula (isso é preocupante).  

Por fim, a interação com os alunos foi produtiva, a professora conseguiu desenvolver sua aula com a participação dos alunos. 

domingo, 4 de abril de 2021

Reunião 31-03

 Nesse reunião o coordenador Luiz iniciou fazendo algumas observações, pincelando mais uma vez a importância da organização dos bloggers e da nossa reflexão a partir do que estamos aprendendo nas atividades do Pibid. Além disso ele nos apresentou alguns pontos que serão desenvolvidos:

- Projeto individual de trabalho; 

- O que vamos fazer no Pibid;

- Apresentar nova proposta do ensino de língua e de literatura; 

- Nosso objetivo em ensinar a língua portuguesa. 

Depois das considerações feitas, Andréa nos mostrou um vídeo interessante sobre os novos letramentos, ela também abordou algumas questões pertinentes e reflexivas: 

- Insegurança do professor com as novas tecnologias 

- Etnografia 

- O fundamental para nós é a proposta pedagógica 

- Não nos interessa usar a tecnologia como propaganda 

- Novas formas de leitura e escrita 

- Atividade que podemos fazer com os alunos 

- Pensar no projeto de planejamento. 

Essas discussões foram de extrema importância para termos conhecimento do objetivo do nosso projeto. O qual não está relacionado a propostas empresariais (propaganda, capital...), mas sim no desenvolvimento de propostas pedagógicas com objetivo único de levar melhores formas de esino-aprendizagem para os alunos. E para isso, ter cesso e uso dos novos mecanismos desse processo é essencial, como o uso do letramento e das novas tecnologias nas escolas.

Elaboração da playlist

 Inicialmente tivemos muitas dificuldades para a elaboração desse trabalho. Criamos um grupo ( eu e o Venicius ) com a equipe que nos foi co...